quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Figos tipo “Ramy”





Tempo de preparo: Cerca de 5 horas com os tempos de resfriamento
Porções: 30 figos

Ingredientes:
- 30 figos frescos maduros, porém firmes
- 1 quilo de açúcar cristal fininho
- ½ xícara de água
- 2 colheres (chá) de caldo de limão
- 1/3 de colher (chá) de sal
- 1 colher (chá) de baunilha líquida
Preparo:
Lave os figos inteiros delicadamente. Deixe as peles e os cabos. Perfure cada um 3 vezes com um garfo.
No fundo de uma panela de pressão, coloque a água e uma xícara de açúcar, o sal, a baunilha e o limão. Mexa até misturar.
Disponha metade dos figos por cima da mistura de açúcar/água. Coloque metade do açúcar por cima dessa camada de figos.
Por cima, repita a operação: a outra metade dos figos e o restante do açúcar.
Tampe, acenda o fogo, e deixe apitar durante 3 minutos. (Conte esse tempo APÓS o início do apito). Desligue o fogo e deixe a panela TAMPADA por 40 minutos.
Abra a tampa, acenda o fogo e deixe os figos cozinharem lentamente em chama mínima, até a calda engrossas e escurecer. Cerca de 1 hora e meia, 2 horas. Eu sempre retiro um figo, deixo esfriar um pouco, corto para olhar o interior e provo. Se precisar, deixo mais um tempinho. Apague o fogo.
Reserve na panela por 30 minutos.
Enquanto isso, pré-aqueça o forno em 150°
Numa assadeira grande (ou 2 menores), de teflon ou forrada com folha de silicone (tipo SILPAT), disponha os figos SEM A CALDA (guarde a calda num vidro, na geladeira, que depois darei ideias a vocês) e deixe em forno fraco (depois de uns 5 minutos pode baixar para 120°) por cerca de 40 minutos, ou até ele começar a secar por fora. Desligue o forno e deixe-o lá por mais 30 minutos.
Retire do forno, espere amornar e passe todos os figos para pratos untados com manteiga. Deixe-os assim até o dia seguinte.
Depois, é só guardar em recipiente hermético e conservar na geladeira por até 15 dias.
Sirva com queijos, sorvetes, crepes, ou com mingaus (eu adoro o de tapioca).

Fica a Dica:

- Caso a calda, durante o cozimento, engrosse demais, acrescente SEM MEXER (caldas quando mexidas, açucaram!) um pouquinho de água fervente. A calda voltará naturalmente ao ponto certo. A chama, sempre no mínimo.
- Se quiser, pode cortar só as pontas dos cabinhos dos figos, para dar um acabamento, antes de leva-los à panela.
- Quando passar da panela para a assadeira, escorra o máximo de calda possível para que não caramelize e grude no fundo da assadeira.
- O teflon é altamente recomendado neste caso, pois quando o doce caramelizar depois de certo tempo, acabará grudando no fundo, se não estiver sobre uma superfície antiaderente.
- Existem à venda, além do “Silpat”, que é importado, folhas de silicone nacionais, e também folhas de teflon. São muito úteis e recomendo o investimento.
- Nem pense em usar papel manteiga para forrar a assadeira, porque o papel colará no doce…
- Ainda se desejar, no final de tudo, e você tiver grades (daquelas de resfriar biscoitos), pode deixá-los sobre elas de um dia para o outro. Eu não fiz isso pois os meus ficaram numa umidade boa.
- No mais, fazer compotas é sempre uma aventura deliciosa e gratificante, apesar de um exercício de paciência. Não se aborreça se algo não sair perfeito. Servirá de aprendizado, é é assim que funciona… E o doce, gostoso do mesmo jeito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário